segunda-feira, 31 de maio de 2010

No vácuo

Certo de que o vácuo não é o marido da vaca (péssimo, eu sei), o post de hoje vem trazer uma dica de como o vácuo pode ajudar no dia a dia.

Não falo daquele tenebroso vácuo no qual por vezes ficamos. "Oi, boa tarde! Você pode me dar uma informação?" A resposta: "..." Ou então "Amor, tô precisando de umas roupinhas novas"! E a resposta: "..." Não, não é desse tipo.

O lance é parecido com as embalagens de algumas carnes ("filé embalado a vácuo")! Até que faz tempo que vendem, mas conheço poucas pessoas (ou nem conheço, sei lá) que usam os tais saquinhos chamados Space Bag! Pelo nome, percebe-se que a intenção inicial dos fabricantes era  facilitar a vida dos viajantes, reduzindo consideravelmente o volume das roupas nas malas!

Comprei com esta intenção mesmo, mas agora uso em casa! Fiz a troca das roupas de verão pelas de inverno nas partes mais acessíveis do meu guarda-roupas e para guardar aquelas, usei os saquinhos! Já uso também para cobertore e edredons, fica ótimo!

Bom também porque acaba conservando! É bem fácil de usar também. Coloca-se o conteúdo nos pacotes, respeitando o limite indicado (não façam como eu fiz), fecha-se o zíper e aspira com o aspirador de pó!



Na primeira foto: 3 cobertores na embalagem grande

Na segunda foto: cerca de 20 blusas de verão na embalagem média

Na terceira foto: antes de fazer o vácuo

As embalagens podem ser adquiridas nos supermercados por cerca de R$15,00 - pacote com 8 de diversos tamanhos! :)

Beijinhos!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ela me chamou

A cozinha. Ela me chamou! Depois de 15 dias, depois de um papo sobre ter as atividades suspensas, sobre a necessidade de fazer algumas coisas em casa e sobre as preferências por coisas simples, voltamos. Eu e ela. Melhor, eu e elas - a cozinha e as panelas!

Nosso reencontro foi bom, prazeroso! Não tínhamos novidades pra contar, foi como ver dois velhos amigos matando as saudades: o silêncio íntimo fez compreender tudo.

O que fofocamos não tem nome, mas podemos apelidar de Mix de Carne ao Molho de Vinho.

Ingredientes: (para 2 pessoas)

300 a 500 g de carne (a que você quiser)
1 cebola média
2 dentes de alho amassados
pimenta a gosto
sal a gosto
1 xícara (chá) de vinho tinto seco (vai por mim, pode ser o suave)
1 colher (sopa) de shoyu (pode ser um pouco mais se vc quiser)
1/2 cubo de caldo de carne
3 tomates sem pele e sem semente (dica: compre pronto, daqueles que já vem com molho)
1 xícara de chá de molho de tomate (se vc não tiver colocado ainda junto com os tomates nus)

Cozinhando


Corte a carne em cubos (ou algo do gênero). Eu achei pouca carne (cerca de 300 g), então, acrescentei uma linguicinha calabresa picada aí no meio pra dar volume! Temperei a carne apenas com sal. Reserve.

Doure no azeite de oliva a cebola e o alho, também picados ou em cubos. Acrescente a carne. Deixe fritar até o ponto desejado (eu gosto bem passadinho).


Aqui ainda não estava bem passadinho :P


Estando a carne coradinha, acrescente os tomates, o molho de tomate, o vinho, o shoyu (light) e o caldo de carne. Mas aqui tem que cuidar, porque senão fica muito salgado. Consegui um sabor bem bom usando o vinho suave (não quis abrir uma boa garrafa para usar somente uma xícara na cozinha), provavelmente pelo açúcar. Deu uma boa equilibrada! A cor do molho fica muuuito boa!


Deixe ferver bem, que é assim que o molho adquire consistência!

(Não sei o que aconteceu com meu editor de texto aqui.. não aceita mais texto justificado, sorry).

Sirva com arroz e/ou batatas e salada. Bon Apètit!



Agora, vejam o avental de quem vos escreve!



Comprei na Casa Catarina, do Floripa Shopping! http://www.casacatarina.com.br/

Beijinhos!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Por favor, mamãe!


Por favor, mamãe... atualiza esse blog, vai!

Gennnnte! Ando tão malandrinha quanto às coisas do lar.. não cozinhei mais nos últimos 14 dias, não inventei nada em casa (e aquilo que inventei de leve, não fotografei). Não sei porque esse "desânimo". Não é tristeza, não. De jeeeeeito nenhum! Deve ser porque sou assim, canso da rotina. Aí preciso parar um pouco, pra não enjoar, pra poder voltar com todo gás para as invencionices/aprendizados/experimentos! Aproveitar enquanto posso escolher quando cozinhar, né? Quando tiver meus pimpolhos, não terei muitas alternativas..

Diante de toda essa minha distância dos afazeres domésticos, acho prudente não transformar o blog num "Querido Diário" (fui trabalhar, almocei, voltei, fui ali, aqui..)

MAAAAAAAAAAAS, temos novidades no ar! Em breve os assuntos abordados aqui serão outros (além dos culinários)! Quando puder, eu conto!! :) Isso também tem me mantido afastada das coisas de casa! Não penso em mais nada, não faço outra coisa... :P

Queria aproveitar pra recomendar um blog pra vocês! É da [outra] amiga Aline! http://www.alinedal.wordpress.com/ É sobre livros! São resenhas pessoais, indicações de leituras! Acho que é a pessoa que conheço que mais lê nessa vida! E lê de tu-do! Um blog eclético e que tá ficando muuuito chic! Dá uma passadinha, vai!

That´s all, folks! See ya, brotha! (Sofrendo com o fim de Lost..)

Beijíssimos!

*
Get Up: All of my love - Led Zeppelin

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Às amigas

Peço licença. Hoje o post é pra elas :)

Não gosto de texto pesado, prefiro os mais sucintos! Hoje nem é dia do amigo, mas fiquei com vontade de escrever pra elas, pra vocês.Também não quero ser injusta, pois com algumas, nem fotos eu tenho!

Só quero dizer: OBRIGADA. Por fazerem meus dias bem mais felizes! Às que vejo todos os dias, às que encontro semanal ou mensalmente. Às que não encontro. Às que falo [quase somente] via internet. Às blogueiras. Às quais crescemos juntas. Às que simplesmente sabem! Um beijo grande, amo muito!

Um parabéns mais que especial pra Elisa, que completa mais uma pétala da flor da vida!

                                           Elisa, eu, Ju!



Eu e Aline! Confiram o blog dela: http://alinedal.wordpress.com/


Com [a outra] Aline e Bianca! Não tenho foto com Aninha..

                          Sabrina e Maria!


Si!

Um super beijo e ótima sexta-feira a todos!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Gostosuras

E aí, queridos! Certinho?

Foi tudo bem no dia das mães? Paparicaram as suas mamis? Nós tivemos um final de semana muuuito bom! Família, friozinho, comilança e edredon! Perfeitamente perfeito!

Ó aí os amores da minha vida:


Marido, papi, mami! Meu irmão e a cunha não estavam conosco :(

E hoje, depois de um período de "folga" da cozinha, voltei ao fogão. Mas também... uma receita difíííííícil! hehehe Ela originalmente é da Ana Maria Braga mas, como sempre, mudei um pouquinho. Fiz cachorro-quente. "Que? Você procurou uma receita de cachorro-quente???" Sim, procurei. É que sempre ficava naquela de usar o molho pronto e só. Resolvi ver o que tinham a me oferecer! E gente, váááááááárias opções hein? Pessoal super criativo para produzir hot dogs!

Ingredientes

500 gr de salsicha (não aquela em conserva;  não cheguei a usar tudo isso.. fiquei nos 300 gr)
4 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de katchup
1 pitada de noz moscada (usei pimenta moída na horinha)
2 tomates madurinhos cortados em cubos pequenos
2 cebolas cortadas em cubos pequenos (usei 1 cebola grande)
1 caixinha de creme de leite (usei metade)
2 colheres de sopa de margarina


Deixei uma parte da salsicha inteira e a outra picadinha. Pra quem gosta das duas opções ;)

Modo de usar

Numa panela beeem quente, derreter a margarina e acrescentar: a cebola, o tomate e a salsicha (se for a cortada em rodelas). Sugestão: use alho picado bem pequenino também!

A seguir, acrescente a noz moscada (ou pimenta), a mostarda e o ketchup. Por último, acrescente o creme de leite. Deixe ferver bem e sirva! Viu? Difííííícil!

Mas aí que tá! Achei que a Ana (Maria Braga) estava doida. O molho fica pura mostarda! Mudei isso já! Coloquei meio pacote de molho pronto! Com manjericão fresco :) E como eu ainda não tinha usado o alho, acrescentei um caldinho de alho!


Desculpem a panela toda bagunçada! Mas hoje eu fui desorganizada mesmo! Ficou MUITO bom! Recomendo!

Para finalizar: Acessório importantíssimo para a cozinha!


Sim, eu corto cebolas utilizando este importatíssimo aparato! Não preciso morrer chorando! :)

*
Get UP: Empire State of Mind (In New Yooooooooork, these streets will make you feel braaaaaand new..! Amo!)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe

Minha mãe! Quanta coisa tem passado nos últimos meses, quantas dores, quanta superação! Mas espera.. meses? Anos, muitos anos! A começar por sair tão cedo da casa de seus pais, falando quase somente alemão, trabalhando desde sempre. Depois, realizou um sonho: a maternidade e em consequencia, largou outro: a faculdade [não era pra ter rimado]. Abriu mão de si não só pelo marido maravilhoso, mas principalmente pelos filhos. E eu digo.. abrir mão de si, só mãe mesmo! Minha mãe investiu alto numa coisa: sua família. E, mãe.. como eu tenho a te agradecer! Por todo cuidado, por toda bronca, por tanto insistir, por tanto ensinar. Por me levar e me trazer, por não poder me ver chorar, por me fazer gostar de me arrumar (criaste um monstro)! Por todo almoço, janta, lanche e desejos realizados. Obrigada, mãe, por entender que certas coisas somente eu poderia passar e obrigada por observar, cuidando feito leoa! Quanto choramos de tristeza e hoje quanto regozijamos! Só tenho a agradecer por hoje ser quem eu sou, agradecer pelos meus pais, agradecer pela mãe!


Guerreira e vitoriosa, essa é a minha mãe! Obrigada, meu Deus!

Elis Regina cantou: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". Orgulho disso!

Feliz dia das Mães!!

Um beijão especial também às amigas mamães: Simone, Débora, Lígia, Letícia, Polliana, Anelise, Mariane, Paula, Andréa, Luana, Luciana, Margot, Daniele, Morena, Ju, Silvinha, Adri, Leila, Raquel, Gê, Karin (!!! vai nasceeeeer) e tantas outras! Se vc não está aqui, sinta-se beijada! Ano que vem é minha vez! ;)

Bom final de semana!

*

Como Nossos Pais


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Diferente

Geeente! Tudo bem?

Antes de mais nada, tenho que falar de um acontecido! Quase matei a Aline e o Davi  (marido dela) de rir! O tal do meu apfelstrudel não é necessariamente um! O nome correto é streusel! Ahhhhh, eu muito brasileira achei que era uma variação do strudel e, verdadeiramente, um próprio!! Ai, ai. Desculpa ter distorcido essa maravilhosa receita, Aline! :)

O post hoje sai do ramo culinário e traz uma dica de esmalte! Sexta-feira tá aí, as dozelas saem a fazer suas unhas e já tá fazendo um mês que tô guardando essas fotos pra pôr aqui! Também não posso deixar de creditar a indicação!

A Luiza Gomes, do Eu Capricho, sempre faz o esmalte da semana e numa semana dessas ela nos mostrou a coleção Jóias Místicas da Risquè! Tem umas cores bem lindas e o que achei mais legal: 3 cores foscas!

                                                                   foto: revista Contigo

Resolvi conhecer nas minhas unhas e amei os foscos! Usei o vermelho (pedra granada), achei muito chic! O esmalte seca bem rápido (coisa de 1 minutinho) e fica bem resistente! Brincamos no salão, tentando estragar com unha, com lapiseira, com palito de limpar o esmalte dos cantinho e nada! "Corpo fechado"!


Nas fotos, minhas unhas estavam curtas. Fica bom, mas melhora com as unhas maiores! A única coisa chata é que por ele ser muito seco, achei que os cantinhos lascam com facilidade! Aí hoje, nessas andanças por blogs, a Carla do Eu Acredito em Cosméticos deu uma dica bem legal pra não lascar o esmalte! Para ler na íntegra, clique aqui . A dica consiste em passar o palito com o algodão embebido em removedor na ponta da unha! :)

Gostaram?

Beijíssimos!

*

Get Up: Paixão - Alexandra Scotti

Photoshop today: não tava a fim de usar o photoshop de manhã.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Amelidades"

Minha gente,

a mosca da Amelhice me pegou. Minha mãe [a melhor cozinheira de todos os tempos] que diz: "eu na maior má vontade e tu mandando ver". E não davam nada por mim quando casei. Já disse: sou a maior prova de que se aprende também por observação. Vamos aos fatos: não saio mais da cozinha.

Abril de 2010. Descubro o blog da amiga Aline (http://deliciasdos30.blogspot.com/), atual cidadã Italiana, totalmente trabalhada no glamour culinário. Lá encontro uma receita de Apfelstrudel - tava assim no meu Google - ( coisa pra alemão ver e dizer) dos meus sonhos: muito fácil de fazer.

Não descreverei a receita, porque repeti na íntegra, então façam o favor de clicar aqui e visualizar a maravilhosa descrição da mesma! Assim vocês conhecem a Aline e o seu blog! :) As únicas diferenças: usei leite sem lactose e adoçante culinário no lugar do açúcar. 

Mas tem coisas, meus caros, que só acontecem comigo. Primeiro foram os ovos, que na receita são dois, mas usei 6. Não, não. Eu sei ler, juro. Mas da primeira vez, um deles estava estragado (o segundo que quebrei) e não deu tempo de impedí-lo de cair no leite. Da segunda vez... após toda a montagem do prato, com tudo lindo e em seus devidos lugares, despejei o leite com os ovos como deveria ser e descobri que a minha forma estava amassada - aquela que solta o fundo - e o leite vazou todo. Arrumei tudo, quer dizer, a forma. O conteúdo bagunçou. Mais uma vez, misturei os ovos ao leite e despejei. Goteirinhas, apenas. Goteirinhas suficientes para impedir a total cremosidade do meu strudel.

Desanimei tanto, que só fotografei o fim mesmo. Ainda na forma.


Não ficou ruim, claro. Já quase se foi todo. Mas tenho mania de perfeição. Hunf!

*

Get up: Moment of Surrender - U2

Photoshop today: brightness + contrast ; hue + saturation + lightness ; deep yellow filter. Ia cortar as nuvens, mas fiquei com pena dos Ursinhos Carinhosos

Beijos!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Atrasada

Oi galerinha!

Primeiríssimamente, quero dizer que passamos das MIL visitinhas (em bem pouco tempo) e isso me deixa muito muito muito feliz! Obrigada a todos por comparecerem neste humilde blog (momento Oscar)!

Atrasei o início da semana por aqui, mas não foi por querer (às vezes dá uma preguicinha mesmo), foi por falta de tempo! Então, desculpas a quem veio e encontrou tudo na mesma! Tô cheia de coisinhas pra pôr [ainda não consigo abandonar certos acentos] aqui, mas tô agoniada com uma receitinha fácil, fácil que a amiga Si me ensinou. É mais uma daquelas que vêm [viu? falei!] pra facilitar a vida da gente! Mas não fiz fotos, então usarei uma da web mesmo, ta? Mas tenho foto com a Si, pode ser? :D

Carbonara (com certeza eu já conhecia, mas nunca uma tão fácil)

Bacon (pra quem gosta); OU calabresinha (foi o que usei); OU lombinho defumado (para ficar light - eu não tinha..) Use +/- 1 xícara (ou 1 e meia) do item que você escolher, mas bem picadinho! Se optar pelo lombo defumado, ferva antes para tirar o excesso de sal!

1 caixinha de creme de leite (comum, soja ou light)

1 ovo

A massa que você quiser (spaguetti, talharim, fetuttini)

Procedimentos

Frite (de preferência só com a própria gordurinha) o bacon (ou calabresinha, ou lombo) até dourar;
Acrescente o creme de leite e deixe ferver (isso leva uns 30 segundos);
Desligue o fogão;
Acrescente o ovo (com a chama apagada) e misture bem! Não pode estar com o fogo aceso, senão o ovo cozinha.
Misture o molho ao macarrão e voìla!


Marido disse que meu carbonara deu um banho na Trattoria do Guto - It´s Italian (onde vamos bastante aqui em Floripa)! Façam! Elogios garantidos! :)



E aqui, eu a Si, na época do nosso consultório! Ain, saudades!

Beijinhos e boa semana!

*

Excecpcionalmente hoje (ou não), não teremos Get Up nem Photoshop Today. Pura e simplesmente porque esqueci de prestar atenção hj pela manhã! :)