sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bolo de Banana Especial

De vez em quando acontece: fiz um bolo! É tão raro que, quando faço, precisa virar notícia! \o/

Mas é que tinha uma receita aguardando, pendurada na geladeira, dada por uma paciente em plena realização de seu plano de emagrecimento pós-parto (não se preocupem, não vai leite materno na receita). Achei tão boa e tão fácil de fazer que anotei ali mesmo, durante uma sessão de fisioterapia! Só uma ressalva: como sempre, algo não saiu bem. Aguardem o desenrolar deste post!

Ingredientes

3 ovos;

1/2 xícara de margarina derretida (pode ser light);

3 bananas caturras bem madurinhas (aquela gigante, cuja casca renderia um vestido para a Barbie). Se a banana estiver mais miúda, deve-se usar 4;

2 xícaras de farinha de trigo integral - tente falar isso 3x, bem rápido. Existe farinha mais fina e mais grossa; se você utilizar da mais grossa, a medida passa a ser 1 xícara de farinha;

1 xícara de açúcar mascavo;

1 xícara de aveia em flocos. Eu achava que tinha em casa, mas como não tinha, utilizei granola;

1 colher de café (rasa) de fermento Royal (ou outro que seja para bolo).

Não fotografei os ovos e a margarina porque acho que
todos conhecem :)

Modo de Fazer

Bata no liquidificador os 3 ovos, as 3 bananas e a margarina derretida. Isso mesmo, não vai leite, nem água! Também fiquei na dúvida quando fiz! Essa mistura vai ficar um vitaminão:

Procure não experimentar, apesar da vontade.
Tem um super gosto de ovo!

Depois, à mão, misture aos poucos a farinha. Cuidado para não colocar muita farinha ao mesmo tempo e ela acabar embolotando.

Eu não tenho uma colher de pau

Vocês não fazem idéia do cheiro maravilhoso que essa receita tem! Mas voltando, depois de misturada toda a farinha, acrescente o açúcar mascavo e a aveia em flocos (ou granola):

Massa pronta, com todos os ingredientes acrescidos

Algo que comentei com as meninas quando falei da receita é a canela em pó! Dá pra colocar na massa ou dá pra fazer como eu fiz: untei a forma com margarina + açúcar mascavo + canela em pó. Também coloquei o açúcar e a canela polvilhados em cima da massa, depois que a despejei na forma.

Forma de vidro pronta para ir ao forno

O tempo do forno: diz a receita 30 minutos, na temperatura de 180°. Mas aqui levou quase 1 hora, na mesma temperatura!

E agora você deve estar se perguntando: "mas o que foi que deu errado, Lídia"? Deu errado, minha gente, que o fermento, que é para ser colocado na receita por último, estava vencido e o meu bolo não cresceu. E eu, espertona, nem me preocupei em ver a validade do meu "querido" Royal. E pior, não me dei conta assim de cara, porque a paciente que me ensinou a receita tinha levado um pedaço pra eu experimentar e ele não era um bolo muuuuito fofo mesmo. Era fofo, mas nem tanto.

Marido comeu, gostou. Eu comi, gostei. Na manhã seguinte, no café da manhã, achei ele tão massudo, assim... sovado, que resolvi olhar se tava tudo bem com o fermento. A data de validade: abril/2009!

.

.

.

.

.

.

.

.

(1 minuto de silêncio pelo meu bolo)


Faço muito bolo aqui em casa, hein?? 2009, Lídia?? Como assim??? Coitado desse marido!!!

Calma... é que sempre usei a mistura pronta, onde só precisava acrescentar leite e ovos :/ 

*

Isso tudo me fez lembrar do meu fatídico episódio do streusel, onde tu-do deu errado! Quem quiser relembrar ou conhecer, é só clicar aqui.

Um beijo para todos! Aproveitem a receita, que é muito boa! 

(Por razões óbvias, não teremos fotos do bolo depois de assado.)

3 conversinhas:

Elisa disse...

receita de bolo para dieta pós parto?! :) ai vou fazer, mas com coisinhas diet... amei a receita... deve ter ficado delícia!!!!!! :)
ps. tb achei um royal vencido aqui em casa estes dias, hauauhauuahua

Vivi, Mozart e Monalisa disse...

Amei a receita!!! VOu fazer assim que a disposição aparecer!!!
Bjs, Vivi

Cláudia disse...

Oi Lídia!!!!
Feliz 2011!!!
Bom... Eu não confio em validade do fermento. Já usei Royal válido e que já tava passado e Royal com validade vencida que "funcionava"! O que faço? Antes de começar a receita, sempre pego um pouco do fermento com a pontinha da colher e jogo num copo com água. Se ele logo voltar pra superfície borbulhando, ok... Use a vontade, mesmo com validade vencida! Caso demore, ou nem volte borbulhante, esquece! Vai comprar outro! Adote isso como ritual antes de usar o Royal ou similares pra qualquer coisa!
Beijinho!

Postar um comentário