quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Limpeza da Pele (rosto)

O que faz uma pessoa quando está em casa, de atestado médico? Escreve, escreve e escreve posts para o seu blog! :)

Pois é, mais uma vez minhas crises de tendinite e dor cervical me pegaram. Tem acontecido 1 a 2 vezes ao ano. Mas não se preocupem, a culpa é minha mesmo! Mesmo com alguns cuidados diários (como postura na hora do atendimento e também alongamentos), não tenho sido uma pessoa praticante de exercícios. Preciso mudar isso, de uma vez por todas, ou aos 40... não sei o que vai ser de mim! Um outro agravante é que já trato esses inconvenientes há 12 anos, aproximadamente. Viu? Bem antes de ser fisioterapeuta (começou quando eu nadava)! Já me disseram que não é um bom cartão de visitas ter essas ites, mas oi? Sou gente, trabalho pesado e enquanto tiver músculos e tendões, estarei sujeita a este mal!

Meu pior momento foi este aí em 2007, onde conheci na marra o colar cervical, a tala de punho e a catapora, tudo de uma vez:

Era meu aniversário e minha mãe fez um
bolo com catapora pra mim!
Família bem humorada é tu-do!

Mais uma pra vocês se divertirem!
E prosseguindo com o assunto "sou fisioterapeuta", poucos sabem, mas minha pós-graduação foi na área de pele, conhecida entre nós como dermato-funcional e, entre todo mundo, como estética. Conversa que deixo pra outra hora, mas não tenho atuado nessa área (atualmente, apenas com ortopedia).

O que NÃO me impede de continuar lendo tudo a respeito e usando no dia a dia, afinal, estética é estética, independente do quanto você conhece de pele e suas complicações estéticas!

Limpeza da pele

Não quero aqui ser chata e ficar falando da técnica de limpeza, sobre o que é melhor entre extração manual e dermo-sucção, nem ficar falando das camadas da pele (a não ser que alguém queira)!

Quero mostrar o que eu encontro no meu algodão.

Viu alguma coisa?


E nesse aqui? Olha de pertinho!

Que tal agora?

Era uma vez a minha pele que estava limpa, lavada com um sabonete neutro (que se eu contar qual é, vocês não vão acreditar). Um dia (foto 1), peguei um chumaço de algodão, molhei com água e passei pela minha testa. Consegui ver ainda uma sujeirinha, mas na foto mal se consegue!

No mesmo dia (foto 2), molhei meu chumaço de algodão num tônico facial e para a minha surpresa, vi bastante sujeirinha para quem estava com o rosto lavado. Compare os 2 algodões na foto 3!

Resolvi então, compartilhar com vocês!

FIM! :)

A propaganda do Leite de Colônia (lembram?) não era mentira (hehehe Atenção: não tô fazendo propaganda do produto. Nunca usei, nunca li seu rótulo. Não sei o que tem lá)! E disso já estamos cansados de saber, né? Não basta lavar!

O ritual, normalmente, deveria ser este: 

Demaquilar com produto específico;
Lavar com um sabonete apropriado para a sua pele;
Utilizar um produto de limpeza (como leite ou gel para limpeza), também apropriado para seu tipo de pele;
Tonificar a pele (loção tônica apropriada);
Hidratar;
E se for dia ou estiver exposta (o) à luz, aplicar filtro solar.

Parece impossível, mas em 5 minutos dá pra terminar tudo! Acredite!

Produtinhos

Separei dois que tenho em casa, no quesito complementação da limpeza.

1: Água Thermal La Roche-Posay


Não está especificado no rótulo, nem em lugar nenhum que a água termal é auxiliar de remoção de resíduos, mas uso sempre após o banho e o algodão também sai "sujinho". Ou será que não lavo o rosto direito? :D

2: Loção Tônica Payot


Essa loção é um caso à parte. Em seu rótulo tem coisas que me agradam e coisas que me desagradam.

O que me agrada: Está especificado que é complementar à limpeza e remoção de resíduos. E não contém álcool (etílico). Melissa é adstringente e refrescante; Tília é emoliente ("amaciante") e suavizante; Sálvia adstringente; Calêndula é suavizante e revitalizante e, por fim, Hortelã é refrescante e tonificante. Tudo isso segundo o fabricante!

O que não me agrada: "Todos os tipos de pele". Algumas peles sofrem verdadeiros "estragos" com os adstringentes. E normalmente, quando se mistura muito as coisas, alguém (alguma função) sai comprometido (a). 

Mas na sua função de complementar a limpeza, o tônico tá de parabéns!

Eu teria mais 2 produtos pra evidenciar, os quais não tenho, apenas vasculhei seus componentes na internet. Mas achei o post grande demais já! Quem sabe outro dia!

Gostaram?

Limpem suas peles, meninos e meninas, porque pele limpa (hidratada e protegida) garante, no mínimo, retardo no envelhecimento cutâneo!

Beijos!

4 conversinhas:

Joice Cristiane disse...

Tu já fez natação?? Óó, essa é nova pra mim! Eu luto com a minha pele quase uns 15 anos... mas sei que poderia ter feito melhor... enfim, tinha pensado ontem ou hoje em fazer uma "consulta" dermato-funcional contigo, hahaha. Pode falar dos outros produtinhos sim, o post nao ficou grande, tem bastante fotinho! :)
Bjoss

Cláudia disse...

Eu to há uma semana com um post sobre demaquilante na manga! Depois de ler vc aqui, sou obrigada a postar!
Beijo!

Anônimo disse...

Eu lembro de vc assim (rsrsrsr)

Nilva disse...

Eu também lembro dessas cataporinhas. Ainda bem que as marquinhas também se foram. Bjs

Postar um comentário