Oi, gente! Tudo bem? Como foram de Natal? Prontos para a próxima festa? :D
Então! O assunto voltou a ser A Viagem! Provavelmente pela época de férias (de muitas pessoas, não minhas), provavelmente pelo post da cunha (http://joyinpieces.blogspot.com) falando da viagem que eles vão fazer e provavelmente pelos ti-ti-tis com a sobrinharada (vamos - marido e eu - com 4 sobrinhos para os EUA em julho/11; até lá ninguém aguentará a gente!) que eu fiquei assim, mor-ren-do de vontade de viajar e mor-ren-do de saudades dos lugares pelos quais passamos!
Sentei no sofá, comecei a rever as fotos da viagem por um pedaço da Europa e resolvi escrever mais um pouquinho sobre ela! Aí lembrei que já me perguntaram algumas vezes sobre Giverny, onde ficam os famosos Jardins de Monet, se era válido e tal.
Opinião pessoal mode on (como tudo nesse blog, já que ele é extremamente pessoal): o lugar é muito bonito, você tem a oportunidade de conhecer a Fundação Claude Monet, de conhecer o que o inspirou, de viver momentos de tranquilidade, de conhecer algumas de suas obras, sua casa e, acima de tudo, você tem oportunidade de agregar cultura! Mas penso que, se a sua agenda estiver apertada, se você não for um apaixonado por flores e plantas ornamentais e se você já tiver visto obras de Monet em outro canto europeu, você não morrerá por não ter ido! :)
Vamos dar uma olhadinha?
Estrada, partindo de Paris |
Diferente do que muita gente faz, nós fomos de carro! É que saímos de Paris no nosso dia 07 (IMPORTANTE: era domingo, o que faz muita diferença no trânsito), fomos a Giverny e de lá, partimos para o Mont Saint Michel (que deverá ser o próximo post de A Viagem)! Amei o caminho até lá, desde a auto-estrada até a entrada de Giverny, que é indescritível! Mas de qualquer forma, os blogs de viagem (consulte: www.conexaoparis.com.br e outros) apontam que a melhor forma de chegar lá é de trem, numa viagem de aproximadamente 50 minutos até Vernon e, depois, mais 15 minutos até Giverny. Assim que conseguir consultar o marido, tentarei informar o tempo que levamos de carro! Levamos 1 hora de Paris a Giverny, como disse, de carro.
Chegando em Vernon |
Infelizmente não fiz fotos da cidade de Vernon, que é LINDA, mas fiz alguns vídeos. Por alguma, também infeliz, razão, não consegui subi-los pro YouTube! Vou tentar mais tarde novamente. É a primeira vez que posto vídeo, então, preciso fazer ressalvas. Não gosto de ouvir minha própria voz; o vidro do carro tava bem sujo; sim! sou MANEZINHA da ilha! Deu, acho que era isso! :) Ah, no vídeo de Vernon falo que Monet morava aí, mas não. Ali era o caminho até Giverny, sorry!
Na frente da Fundação Claude Monet, onde há sementes de flores à venda e ao lado um pequeno restaurante onde almoçamos! |
Chegamos em Giverny já para o almoço! Casal muito gastronômico que somos, optamos por sair mais tarde de Paris e ir almoçar respirando Monet! O restaurante é realmente pequeno, mas que lugar aconchegante! Lindo! Um lugar daqueles em que você para e se pergunta "eu estou realmente aqui?"
Entrada |
Normalmente, durante toda nossa viagem, pedíamos algo como "o prato do dia" - que combinava uma pequena entrada, prato principal e sobremesa. Preciso dizer que nunca comemos tão bem em nossas vidas (no sentido de saudavelmente) quanto nesses 15 dias europeus! Mas, apesar disso, neste dia não fomos muito felizes! A cara da entrada está boa, eu sei. Mas o condensado ali era de pato, com um patê de berinjela + salada verde. Não sei, não apeteceu!
O principal |
Foi um salsichão ensopado com legumes! hehehe Comemos, porque precisávamos! Era preciso ficar em pé! Colocamos um salzinho e encaramos! Da sobremesa não fiz fotos.
Lugar charmosíssimo! |
A casa de Monet |
Partindo do almoço, fomos conhecer o lugar onde Monet viveu entre 1883 e 1926! Não era possível fotografar lá dentro. Mas na casa existem muitos objetos pessoais, móveis, quadros! Muito legal!
Em frente à casa :) |
As ninféias inspiradoras de Monet, já nos jardins |
A famosa Ponte Japonesa (clica na foto pra ela ficar maior) |
Um chorão |
Em meio aos jardins |
Tudo foi criação de Monet, desde a disposição do jardim até a escolha das espécies plantadas! É realmente muito bonito! No total, levamos cerca de 3 horas, entre almoço e passeio, até sairmos para ir ao Mont Saint Michel. Na saída, a fundação Claude Monet vende réplicas de suas obras e muitos outros itens inspirados nelas; compramos presentes para mamãe e para a sogra!
E então, gostaram?
Um beijo e até a próxima!
4 conversinhas:
Oi Lídia!
Adoro os teus posts, principalmente os sobre a viagem. Em maio eu vou pra Europa tb e tenho várias dúvidas. Uma delas é sobre Giveny. Queria saber se é fácil chegar e se as atrações da cidade estão abertas sempre ou tem que reservar antes. Sei tem excursões saindo de Paris, mas com guia e francês (meu namorido não fala nem bonjour), então pensei em irmos sozinhos. Tu foste na outra cidade, Auvers-sur-Oise? Dizem que é bem interessante tb...
bom, é isso.
beijão!!
Oi Aline! Obrigada sempre pelo comparecimento! :) Bom, levamos 1 hora de Paris a Giverny de carro (marido chegou, já perguntei), foi super fácil, bem tranquilo (tínhamos o GPS, molezinha)! Nenhum de nós fala francês, apenas arranhamos melhor o inglês. Mas nem precisou usa-lo por lá (apenas para pedir o almoço). Se vcs forem de trem, o no site do Conexão Paris tem até os horários! Parece que é fácil também. Sinceramente, acho que não é necessário o guia.. A região é turística pelas belezas naturais e na época de vcs, vai estar muuuito florido! O museu-fundação Claude Monet só não abre no Natal e no Ano Novo! Não precisa agendar nada, não! Não fomos em Auverssur-Oise :/ No http://www.fondation-monet.fr/fr/ vc encontra os horários de visitação e os preços! \o/ Beijinho!
Oi had! Adorei esse post, que lugar fofo, que paz!
Coisas da Europa, né? Hehe
Bjinhos!
Hahahaha, mto bom o videozinho, e como é diferente viajar com gps e nao com vááááários mapas, hahahaha. O resto do post eu já tinha visto/ouvido ;)
Bjinhos!
Postar um comentário