quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arte Francesa

 Hoje saio um pouco do universo cosmético pra falar/mostrar da Arte Francesa!

Antes, agradeço bem feliz pelo recadinho da Carol! Foi a primeira vez que ela, uma dos 5 sobrinhos do marido (e agora meus, rá! Roubei pra mim!) escreveu por aqui! Podexá, Carol! Quando vocês chegarem vamos fazer uma varredura cosmética nessa cidade! UhuLL! Beijo pra você!

Voltando à arte: não vou comentar sobre a história da arte francesa, do período céltico ao período moderno, não! Refiro-me a uma técnica de decoupage, que consiste em sobrepor camadas de papéis, recortadas e coladas igualmente, para destacar uma imagem! (Estudei, viu mãe?)

Uma francesinha linda
Minha mãe, assim como meu pai, não para nunca! A nova paixão dela é a tal Arte Francesa. Eu não a culpo, porque o resultado é lindo demais! Semana passada, eu, mamãe e cunha fomos visitar a exposição da professora responsável por fazer minha mãe (e meu pai, porque ele gostou muito) enlouquecer na arte! Algumas fotos:

Uma rosa negra, holográfica, linda! O papel é assim!
Um dos favoritos! Rico em detalhes!


Uma pena que não tem nenhuma foto muito perfeita, por causa dos reflexos, por causa da fotógrafa também! :) 
Mas a intenção é mesmo mostrar o efeito da técnica!



Foto de ladinho, pra mostrar o efeito 3-D!
Apaixonei nesse!


Muito bonito, né? Pra chegar nesse resultado, são utilizadas, nas gravuras, pelo menos 5 folhas iguais, sobrepostas! Os outros detalhes ficam por conta de molduras, tecidos, espelhos, miçangas e tudo que a imaginação permitir!

Sobre a história da técnica:

"As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no século XVII começaram a chegar à Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses tomaram esta técnica, melhorando-a, utilizando gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. É de lá que tem origem a palavra ‘decoupage’, cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram a elas volume utilizando pedaços de cortiça. Em outros países, esta técnica passou a ser conhecida como decoupage tridimensional. No entanto, dependendo do país em que a arte é praticada, ela recebe nomes distintos, como arte holandesa, na Holanda, decoupage tridimensional na Inglaterra, enquanto na Espanha a chamam de arte francesa. No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e, claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro." Fonte: Tv Gazeta

Quando o primeiro trabalho da minha mãe estiver pronto, mostro aqui!

Beijos!

6 conversinhas:

Nilva disse...

Nossa, estudasse mesmo, sabes até mais que eu da Arte Francesa. Emocionei!!! Tuas fotos ficaram bem melhores que as minhas, apesar do local. Muito reflexo nos vidros. Meu quadro deve ficar pronto na próxima semana, com moldura e tudo.
Vou passar o endereço do teu blog pras minhas novas amigas.Bjs.

Nilva disse...

Outra coisa, acho que vou conseguir com a professora a figura da rosa preta. Ela vai receber algumas importadas e já reservei pra mim.
Bjs

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia disse...

Liiiiindos quadros! Amei o post! Beijoooo!

Ana Claudia disse...

Olá Lidia...sou filha da Lina nova amiga da sua mãe...fazem o curso de Arte Francesa juntas. Aqui em casa temos a mesma situação....meus pais estão encantados com a Arte Francesa!!!! Não posso esquecer de mencionar uma pessoa muito importante nesta história toda...a professora Beth, responsável por aflorar este lado artista em nossas mães!!! Adoramos conhecer seu blog...bjos da Ana Claudia, Lina e de minha filha Laura de 9 anos que já está fazendo suas primeiras obras de Arte Francesa.

Artes da Jane disse...

oi Lídia Maria, meu nome é Lara sou de Ituporanga, eu e minha irmã trabalhamos com artesanato, faço arte francesa e me apaixonei pelos quadros que vc postou, já faz tempo...foi em 2010...hehe. vc tem o contato com a professora Beth, vi nas tuas mensagens que ela é professora da sua mãe, né? te agradeço se vc conseguir.
visite nosso blog.
www.janehaasartesanatos.blogspot.com.br
bjinho
Lara

Postar um comentário