quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sobre maquiagem

Falar de maquiagem e cosméticos é chover no molhado por aqui, né não? Eu mesma não consigo dizer com exatidão quantos blogs de makeup e afins costumo visitar. Todos os dias encontro um mundão de novidades e se não houver auto-controle, adeus limite do cartão de crédito e oláááááá problemas!

Ultimamente não tenho mais comprado nada, até porque o espaço físico disponível acabou e os produtos têm (apego aos acentos diferenciais, já disse) validade! Porém... Nem sempre foi assim! Em 2009 comecei a comprar, comprar, comprarrrrrrr e comprar maquiagem, bem alocka! Mas eu posso explicar: foi um processo com altos e baixos! Na infância é bem normal a menina mexer nas coisas da mãe, ganhar aqueles kits de maquiagem das tias, madrinhas, estragar muitos batons alheios, passar sombras com cores duvidosas e tal (ah, sim! sem esquecer dos esmaltes). Se tudo correr bem, aos poucos esquecemos os batons e tudo se resume num perfuminho e num brilhinho labial, ainda mais se sua mãe for do tipo discreta. Era o meu caso :) Passei uma parte da adolescência no limbo da maquiagem, até perceber que tinha olheiras escuras e que isso me incomodava. Então, ali pelos 16 anos retornei ao mundo lindo da makeup!

Meu processo de maquiar durante muitos anos significava aplicar o corretivo e o lápis preto nos olhos. Demorei pra fazer amizade com o rímel, mas depois que fiz, descobri também o pó e o blush (porque base pra mim era algo como culto de Natal: 1x ao ano). Minhas amigas eram as rainhas da maquiagem e eu tinha 5 produtos na gaveta (a sombra e o blush eram da mãe... oi mãe! o/). Mas ok, eu resolvi que não tinha dinheiro pra investir nessa bobagem. 

Bobagem ou não, fui comprando uma coisinha aqui e outra ali, ganhei um ou outro item, só que não sabia o que fazer com aquilo! Resolvi que não tinha talento. Junto com essa minha resolução, aconteceu o boom dos canais de maquiagem do youtube e um pouquinho depois, o mesmo boom dos blogs! E assim fui aprendendo (se você der uma voltinha aqui pelo blog vai ver que tem maquiagens horrorosas que fiz achando que era liMMMdo), conhecendo produtos, marcas, pegando dicas e rindo bastante (a mulherada é muito espirituosa)!

Hoje acho que atingi um equilíbrio: sei o que funciona pra mim (conhecer um pouco mais de pele através da pós me ajudou bastante nisso), sei o que é uma make bonita, sei o que faz uma maquiagem durar mais e sei que a maioria (MAIORIA) dos produtos é tudo a mesma coisa, portanto não preciso ter todos (huahua)! Tenho comprado apenas itens pra repor o estoque - porque é inevitável, a gente sempre se apega a algumas coisas com mais força. Quero tentar mostrar aqui o que tenho em casa, aquilo que seria uma boa indicação de compra pra você, querida adicta! :)

Mas na verdade o que vim falar mesmo (hehehe) é que acredito que tudo que não for excesso faz muito bem! Acredito no poder de transformação interna que a maquiagem (ou roupa, um bom corte de cabelo, unha feita?) exerce na mulher, desde que não a escravize! Eu raramente fico sem estar maquiada, até mesmo em casa. No meu caso, meus produtos me ajudaram num processo complicado de mudança radical de rotina, onde eu sempre tinha meu momento de me arrumar e sair pra trabalhar, ou de me arrumar e sair a lazer com marido ou amigas! Agora não trabalho mais fora (temporariamente) e as saídas foram reduzidas. E aí?

Acho que faz muito bem se sentir mais bonita, destacar o que é bonito e disfarçar o que não é tão bonito assim (como minhas olheiras escuras). Do seu jeito. De você pra você mesma! ;)

Beijos!

4 conversinhas:

Fernanda disse...

Muito bom...
eu sempre amei maquiagem [apesar de usar/saber usar bem pouco... acabo usando o básico do básico... mas amo as embalagens, cores... ai ai um vicio rsrsrs

Lídia Maria disse...

Oi, Fê! Mas o importante é fazer do jeito que você se sentir bem! ;) Também ficou louca nas embalagens e cores! Beijinhos!!

Joice Cristiane disse...

Cunha, acho q já sabes disso, mas é bom dizer: És uma forte responsavel pela minha quebra de preconceitos com maquiagem! Eu achava que as pessoas queriam se esconder e q ficavam mais feias com make (pq só conhecia as q exageravam), me ajudaste a quebrar paradigmas! Thank you so much! Hoje até tenho um estoque! Hahahaha ;)
Bjoo no core!

Lídia Maria disse...

hehehehe que bom, cunha! eu acho mesmo que te influenciei nesse ponto, mas imagino a luta com o meu irmão, que sempre me encheu por causa disso! hahahaha ele transferiu a encheção pra ti!

é tão bom receber um elogio pela maquiagem bonita, né? :)

beijos!

Postar um comentário