terça-feira, 15 de junho de 2010

Tempo de laranjas

Tava pensando em me aposentar da cozinha. Fui fazer a janta, depois de 19083975209831 dias! Vergonha do marido, já... Vivia enrolando com congelados e inventando jantares fora. Até porque não sou nenhuma maestrina na cozinha! Fiquei deprimida ao final, porque doía tudo (ombros e coluna - véia!), cansei demais e a cozinha ficou muito bagunçada!

Adivinha o que fui fazer? Filé de peixe ao molho de laranjas! Mas pensem.. tenho 4 (QUA-TRO) gatos! Detesto essa onda, mas foi O rebolation na hora de cozinhar! Vamos à receita, fácil, fácil!

Ingredientes

400 g de filé de peixe (o filezinho do seu gosto)
3 colheres de manteiga (ou a gordurinha que te agradar mais, ou NENHUMA)
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
noz moscada a gosto
farinha de trigo apenas para passar o peixe
200 ml de suco de laranja (preferencialmente sem açúcar)
1 colher (sopa) de açúcar (ou adoçante culinário, ou... aguarde)!

Antes de continuar, esclaresço: não fotografei. Por quê? Porque 1- a cozinha já estava previamente bagunçada; 2- o rebolation por causa dos gatos tava intenso, não sobrando tempo para fotos; 3- logo o marido chegaria e queria estar com a receita pronta!

Aplicação

Tempere o peixe apenas com sal e pimenta e passe na farinha (daquele jeitinho: despeje num prato a farinha e passe os dois lados do peixinho nela);

Frite o peixe na manteiga (claro, você pode também assar ou grelhar! Nesse caso, não se faz necessário ouso da farinha). Mas a manteiga é utilizada para o molho!

Após a fritura, utilize a própria manteiga para: 1-colocar a colher de açúcar - pára tudo! Se o suco utilizado já for adoçado, não precisa usar o açúcar. Caso contrário, use-o ou use o adoçante culinário e deixe dissolver. 2- despeje o suco, acrescente a noz moscada, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 7 minutos!

O ponto do molho é estilo calda! Não vai virar uma calda caramelada, mas também não vai ficar aguada!




Gente! Ficou MUITO bom! Minha maior tristeza ao final da receita era não ter certeza de que tinha dado certo! Mas ó... Aprovado!

Dicas preciosas:

Não cozinhe de salto alto (er.. desculpem, às vezes não dá pra largar);
Não cozinhe peixes perto de gatos;
Se a sua cozinha estiver previamente desorganizada, ajeite-a antes;
Se você estiver um pouco impaciente, peça uma pizza;
Se o seu gato ficar miando incessantemente, pare tudo e dê um colinho. Logo ele se sente pronto para dormir; se o colo não funcionar, dê um pedacinho de peixe. Se vc for como eu, multiplique por 4;
Nunca, nunnnca desista! Não há nada mais agradável na culinária que um elogio espontâneo e sincero!

B E I J O S

6 conversinhas:

Elisa disse...

hahahahahaha...só vc mesmo! Amei a receita e que foto lindérrima... vamos ver se consigo fazer, a Pucca vai focar descontrolada... rsrsrs, vou tentar com salmão...dá?!
beijocas

Cláudia disse...

Oie! Não li esse post, só vim aqui pra te responder sobre o curso de fotografia, hehehe! Não, ele não é profissionalizante. Como diz o professor "é um curso de base"! É com um fotógrafo aqui da cidade que tem um trabalho bem reconhecido. Se quiser posso te passar os sites dele... Acho que é isso! Mais pra frente quero voltar pra cozinha, hehehe. Com baby fica meio difícil de se dedicar a culinária, mas sempre gostei tb! To louca pra fazer aquela receitinha do carbonara que vc postou uma vez. Parece mto prática mesmo! Só que o amoreco meu aqui tá em crise de refluxo... vai consultar amanhã e estamos nos preparando pra uma cirurgia até o final do ano! Acho que é isso!
Beijaço girl!

Aline Almeida disse...

Sei como é a vida de dona de casa sem tempo e com mil gatos pra cuidar! Hj eu fui fazer um franguinho no forno e ficou meio esturricado! Mas o que vale é a intenção né? (espero que o marido saiba disso! =)
vais viajar pra França? Já sabes quando? Tenho muuita vontade de viajar pra lá tb, inclusive estou estudando francês pra quando esse dia chegar... conta mais da viagem!
beijos
Aline Almeida

Vivi, Mozart e Monalisa disse...

Os gatos adoram "ajudar" na cozinha né?!?!
Tem dias que o Mozart está super inspirado e não desiste por nada de me ajudar, principalmente subindo na pia enquanto eu corto legumes ou carne. Aí complica e só no "rebolation" mesmo (eu tb não aderi a esta febre).
Parabéns pela receita, quem sabe um dia eu copio tb!!!
Bjs, Vivi

Andrey Viana disse...

Muito legal Lídia, interessante, gostei da "matéria" :]
Teu blog tá show mesmo, muita coisa legal, continue assim :D
bjos

Aline disse...

Ja experimentou com molho de maracujá?
Delicia!!!

Postar um comentário