quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Navegando de Corvete em Paris :)

Oi! Tudo bem?

Esse blog está me fazendo lembrar da infância, quando eu e a Gê, aos 10 ou 12 anos, resolvemos escrever um jornal aos vizinhos mais novos: publicação mensal, poucas palavras, 3 edições! hehehe

Vou continuar com as questões da viagem, porque me propus a isso! Tem tanta coisa legal, principalmente quando alcançarmos os escritos sobre comprinhas e sobre micos! Mas por hoje, o assunto vai ficar em deslocamento!

A palavra de ordem na questão deslocamento é caminhar! Paris é linda, charmosa, cheia de ruas e cantinhos inacreditáveis! Impossível não querer perder umas boas horas explorando o que a cidade tem a oferecer! Mas mesmo assim, evidentemente, o uso de algum tipo de transporte se torna necessário, tendo em vista o tamanho da cidade-luz! 

A primeira coisa na qual se pensa é "metrô :)"! E a segunda... "mas compro qual passe :/"? Bom, a resposta pra essa segunda questão é depende.

Paris é dividida em 6 regiões, zonas. As zonas de 1 a 3 abrangem Paris e sua periferia mais próxima; as zonas de 1 a 6 englobam aeroportos, o castelo de Versailles, a EuroDisney e também um outlet que está no caminho para a EuroDisney (Vallè Village)! A escolha do seu passe de metrô vai depender de quantos dias você vai ficar na cidade, das regiões que você pretende visitar e também do número de vezes que você anda de metrô num dia!

Então: dá pra comprar bilhetes únicos - a cada vez que você andar de metrô; dá pra comprar um bloco de tickets de metrô, com 10 - recomendado por muitas pessoas, inclusive pelo Ricardo Freire; dá pra adquirir o Navigo Découverte (em tempo: o título do post em NADA traduz a expressão que dá o nome ao passe de metrô! Foi só uma brincadeira de uma manezinha! :))

Marido optou pelo Navigo Découverte por estas razões:

1- Abrange as regiões as quais visitamos;
2- Tem um bom preço, considerando que utilizamos MUITO o metrô na nossa estadia;
3- Pode ser utilizado em metrô, ônibus e também no funiculaire ("bonde" que você pega pra não precisar subir as escadarias da Sacre Coeur). Ah, e para a locação de bicicletas também!

Mas atenção: O Découverte só é válido em 2 situações - semanalmente (de segunda a domingo, que foi o nosso caso) ou mensalmente. A escolha você faz na hora de adquirir o seu cartão (nos guichês do metrô mesmo). É necessário levar foto 2x2 (levamos 3x4 e também deu)! Em caso de esquecimento das fotos, as estações possuem cabines fotográficas (que Amelie Poulain tanto amava)!





Abaixo, algumas fotos para onde nosso passe permitiu ir (gente, só o deslocamento, não as entradas)!

EuroDisney


Sacre Coeur - nem precisei subir escadas!

Versailles - Maravilhoso!
Finalizando, alguns links obrigatórios:




Beijos!

4 conversinhas:

Acklei disse...

Amor...
Faltou falar do Paris Visite que é variável nos dias de escolha, sendo o máximo de 5 dias e com preços ligeiramente maiores do que o navigo.
Ele também pode ser usado nos mesmos lugares que o navigo.
A vantagem do Navigo é para quem for ficar mais de 5 dias e tenha chego antes de quarta na cidade, nos outros casos o Paris Visite vale mais.
bjs

Andrea disse...

Eu que vou chegar sábado compro o que?? O Paris Visite? Vou ficar 7 dias... Mas não vou na Eurodisney, só que não quero subir escada da Sacre Coeur... Pergunta pro teu amor a opiniao... Senão me viro no sábado depois te conto!!
ÓTIMO esse post... vou tirar as fotos hj! hehehe... Bjo!

Andrea disse...

As fotos que eu digo sao as fotos 2x2 pro cartao do metro!! Eu tava LOUCA pra usar essas maquininhas e o Alx nao deixava, agora tenho uma desculpa... Hahahahaha....

Anônimo disse...

Estou com saudades de vc!!! Temos que nos encontrar para eu ver todas as duas fotos, para colocarmos o papo em dia, e tb pq tenho novidades (boas :D).
Bjos

Postar um comentário