quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Banoffee Pie

Ois!!

Quanta saudade! :) Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo ótimo! Decidi testar uma receita da Dri Everywhere que estava mexendo com minhas emoções desde que a vi! É mais uma [receita] com banana, mas bem diferente (pelo menos pra mim e pro marido)!

A Dri (super íntima) explicou que essa torta é tradicional na Inglaterra (onde ela mora) e que esse nome vem da junção de banana + toffee (caramelo)! O Google disse que algumas versões incluem café ou chocolate e que o nome pode variar entre Banoffee, Banoffi ou Banoffy!

Antes de mostrar a receita, quero agradecer os votos pelos posts sobre celulite! Eles sairão, com certeza! Mas não dava pra deixar passar essa maravilha com bananas! Aliás, depois de ler sobre celulite, acho que não vamos mais querer saber de Banoffees!

Banoffee Pie

Ingredientes:

3 bananas médias (ou grandes, depende da forma que você vai usar) - eu usei 4 médias;
1 pacote (200 g) de bolacha Maizena, Maria, ao leite da vaquinha - eu usei 1 pacote e meio e pode ser light;
100 g de manteiga sem sal - eu usei com sal porque era o que eu tinha e pode ser light
1 lata de leite condensado - usei light;
4 claras
3 a 5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro - usei diet.

Preparo 

A parte mais demorada é a do leite condensado! Precisa cozinhar para que ele fique caramelado e você pode fazer isso numa panela comum por 2 horas e meia (segundo a Dri) ou numa panela de pressão, durante 25 - 30 minutos (segundo o Yahoo respostas)! Ou ainda, você pode comprar pronto, mas acho que não é tão legal fazer a receita e não fica tãããão bom!

Optei pela pressão e quase morri de medo. Não sei quem inventou isso, de cozinhar as coisas num tipo de panela que pode acabar explodindo! Mas como ultimamente meu lema tem sido "vou enfrentar [o que me dá medo] para não deixar de viver", encarei.


A água deve ser suficiente para cobrir a lata. Os 30 minutos você conta a partir do momento em que  a panela começar a chiar! (E depois, comece você a orar).

IMPORTANTE - a lata só poderá ser aberta após totalmente resfriada. Li por aí que o processo de resfriamento deve ser em ar ambiente. Foi o que fiz, mas não sei se tem essa necessidade toda!



Enquanto cozinha o leite condensado, você pode triturar as bolachas no liquidificador:



E depois, misturar à mão a manteiga, até formar uma farofa. A farofa precisa estar "moldável", então se você achar que precisa de mais manteiga, por favor, fique à vontade. Fica assim na forma:


Achei essa forma muito grande para a receita! Recomendo uma menor para poder usar a quantidade de ingredientes sem ter que aumentar biscoito, manteiga ou banana!

Cortei as bananas em rodelinhas e olha só essas duas:

Essa estava triste...

E essa estava feliz! :)

Com o leite condensado cozido e resfriado, misture-o às bananas e despeje na forma. Depois, bata as 4 claras em neve e acrescente o açúcar de confeiteiro (cerca de 3 a 5 colheres de sopa). Eu, pra variar, não tinha esse açúcar. Usei o diet culinário. Mas isso interfere na consistência das claras.

Coloque as claras batidas por cima de tudo e leve ao forno em 150° por 10 ou 15 minutos - apenas para dourar as claras!



Levei à geladeira e servi umas... 3 horas depois! Voilà!



Cheguei a comentar com as meninas no trabalho que tinha me frustrado com o "pouco gosto", devido aos ingredientes diets e lights. Mas isso é passado! Ao comer um outro pedaço hoje.. HUMMMMM!!! Ficou muito saboroso!!!

Aproveitem!

Beijos

7 conversinhas:

Bianca disse...

ADOREI! Vou fazer, de certezaaa!
Mas o que eu mais gostei foi da bananinha feliz hahaha!!!
Bjinhooo

LídiaHadlich disse...

Eu achei essa bananinha tão.. tão.. tão Bianca! hahahaha Beijo!

Anônimo disse...

Parece gostoso hein!!! Hummmm

Joice Cristiane disse...

Uiuiui, nao posso nem ficar olhando q as lombrigas começam a se mexer, rsrs. Só tu pra ver carinhas em bananas, hahahahaha.
Pedido bem de cunha agora: nao queres trazer um pedacinho amanhã junto com o meu guarda-chuva qdo fores pro trabalho? Hahahahaha, pode dizer nao... nao tem "probrema".
Bjao e parabens pela receita! Tb vou tentar fazer um dia desses, rsrs.

Ane disse...

Adorei a receita, e eu tb tinha medo de usar a panela de pressão.. mas é só ter uma de marca confiável e mãos a obra.
Bjs e parabéns!

Nilva disse...

Da é vontade de experimentar, mas por outro lado, bom que esteja longe. Teu passo a passo é muito bem explicadinho, fica fácil de fazer. Mas hoje estou preferindo jogar sinuca, ir na praia, jogar boliche, trabalhar na Arte Francesa, etc...
Bjs e parabens.

Cláudia disse...

Não gosto de bananas... hahaha! Será que dá pra fazer com maçã?
Ow, tavas inspirada pra perceber uma fatia de banana feliz e outra triste hein? kkkk...
Sobre panela de pressão... MORRO DE MEDO e também me pergunto como alguém pôde fazer algo bombástico pra usarmos na cozinha! Mas uso! E depois que uso dou graças a Deus pela pessoa que a inventou, ahuahuhaha! Essa panela faz milaaaaaaaaagres!
Com esse dia chuvoso... ai que vontade de cozinhar! Amo cozinhar em dias de chuva! Se eu fizer com maçã, eu conto no meu blog!
Beijão!

Postar um comentário