Tá sentada?
De bom humor?
Não recomendo a leitura deste post caso esteja em TPM ou num dia deprê (embora eu vá me esforçar bastante pra tornar tudo isso menos desagradável).
Homens! LEIAM. E entendam melhor as suas princesas (somos todas princesas, não importando se somos do pai, do Pai, do marido, namorado ou da mãe)!
Semana passada era pra eu ter adentrado nesse mundo tenebroso da celulite aqui no blog. Mas quem estava em TPM era eu! Já me encontrava insuportável o suficiente em casa e, pra não correr o risco do marido me devolver temporariamente para minha mãe, não quis mexer mais com minhas emoções (a Banoffee já tinha se encarregado disso)!
Quanto drama, né? Ainda mais eu, "que sou magra...". Quando toco no assunto celulítico, é isso o que mais escuto das pessoas. E é por aqui que vou começar: Celulite NÃO é somente uma questão de OBESIDADE.
(As imagens abaixo podem gerar identificação pessoal e tristeza):
fonte |
fonte |
fonte |
Acredito que disso estamos todos cansados de ouvir falar (meu bumbum por exemplo, já sabe disso faz muito tempo)! Toda mulher que já leu pelo menos uma vez na vida qualquer revista de moda ou de saúde, sabe que alimentação faz diferença, atividade física faz diferença, hábitos saudáveis de vida (como não fumar) fazem diferença e, talvez, também já tenha lido que a genética faz diferença.
Mas... POR QUE?
Uma questão de tegumento
- Tegumento é de comer, Lídia?
O tegumento (ou sistema tegumentar) é formado pela pele e "anexos", tipo pelos e glândulas. Se eu for destrinchar tudo isso, vamos entrar num mundo muito louco e ninguém vai aguentar ler mais nada. Mas podemos fazer de maneira grosseira (paint brush mode on):
Tegumento = pele + anexos
e a pele pode se dividir assim:
Camadas da pele |
E onde entra a celulite? No submundo, claro!
Tá vendo ali na imagem o subcutâneo? Então, é ali que tudo acontece! Os principais autores da dermato-funcional falam que a celulite ocorre como uma infiltração de edema nessa região, sem ser inflamatório, mas que resulta em fibrose. Traduzindo: essa região sofre efeitos de má circulação local, fica "inchada" e esse "inchaço" termina em algo endurecido, que a gente conhece bem.
Esse endurecimento (fibrose) acaba tracionando [para baixo] as outras camadas da pele, fazendo tudo "desmoronar" e formar o aspecto de casca de laranja, ou de furinhos. Ou de "gostosa em braille".
! |
É como numa torta com camadas: a última sustenta. Se falhar, tudo desmorona!
Obs: As causas da má circulação local serão abordadas em outros posts!
O tecido subcutâneo é também adiposo, ou seja, de gordura. Mas se a questão toda dependesse somente do volume de tecido adiposo, pessoas com a mesma quantidade de gordura teriam celulite na mesma proporção (homens e mulheres) e, aí sim, os magros não deveriam apresentar celulite!
Infelizmente, celulite é considerada uma característica secundária do sexo feminino, atingindo cerca de 95% de nós.
*****
Chega por hoje! O que aprendemos?
- Celulite não é uma questão de obesidade;
- Celulite origina-se nas camadas profundas da pele;
- O problema está relacionado com má circulação local;
- Muitos fatores influenciam no seu aparecimento.
E, acima de tudo, quero instigar o pensamento sobre tratamento: "se o problema tem origem complexa, por que devo eu achar que ofertas de tratamento rápido, fácil e barato são eficazes?"
Um beijinho, até a próxima!