quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Celulite - o monstro

Tá sentada? 

De bom humor? 

Não recomendo a leitura deste post caso esteja em TPM ou num dia deprê (embora eu vá me esforçar bastante pra tornar tudo isso menos desagradável).

Homens! LEIAM. E entendam melhor as suas princesas (somos todas princesas, não importando se somos do pai, do Pai, do marido, namorado ou da mãe)!

Semana passada era pra eu ter adentrado nesse mundo tenebroso da celulite aqui no blog. Mas quem estava em TPM era eu! Já me encontrava insuportável o suficiente em casa e, pra não correr o risco do marido me devolver temporariamente para minha mãe, não quis mexer mais com minhas emoções (a Banoffee já tinha se encarregado disso)!

Quanto drama, né? Ainda mais eu, "que sou magra...". Quando toco no assunto celulítico, é isso o que mais escuto das pessoas. E é por aqui que vou começar: Celulite NÃO é somente uma questão de OBESIDADE. 

(As imagens abaixo podem gerar identificação pessoal e tristeza):

fonte

fonte

fonte
Acredito que disso estamos todos cansados de ouvir falar (meu bumbum por exemplo, já sabe disso faz muito tempo)! Toda mulher que já leu pelo menos uma vez na vida qualquer revista de moda ou de saúde, sabe que alimentação faz diferença, atividade física faz diferença, hábitos saudáveis de vida (como não fumar) fazem diferença e, talvez, também já tenha lido que a genética faz diferença.

Mas... POR QUE?

Uma questão de tegumento

- Tegumento é de comer, Lídia?

O tegumento (ou sistema tegumentar) é formado pela pele e "anexos", tipo pelos e glândulas. Se eu for destrinchar tudo isso, vamos entrar num mundo muito louco e ninguém vai aguentar ler mais nada. Mas podemos fazer de maneira grosseira (paint brush mode on):

Tegumento = pele + anexos

e a pele pode se dividir assim:

Camadas da pele

E onde entra a celulite? No submundo, claro! 

Tá vendo ali na imagem o subcutâneo? Então, é ali que tudo acontece! Os principais autores da dermato-funcional  falam que a celulite ocorre como uma infiltração de edema nessa região, sem ser inflamatório, mas que resulta em fibrose. Traduzindo: essa região sofre efeitos de má circulação local, fica "inchada" e esse "inchaço" termina em algo endurecido, que a gente conhece bem. 

Esse endurecimento (fibrose) acaba tracionando [para baixo] as outras camadas da pele, fazendo tudo "desmoronar" e formar o aspecto de casca de laranja, ou de furinhos. Ou de "gostosa em braille". 

!
É como numa torta com camadas: a última sustenta. Se falhar, tudo desmorona!

Obs: As causas da má circulação local serão abordadas em outros posts!

O tecido subcutâneo é também adiposo, ou seja, de gordura. Mas se a questão toda dependesse somente do volume de tecido adiposo, pessoas com a mesma quantidade de gordura teriam celulite na mesma proporção (homens e mulheres) e, aí sim, os magros não deveriam apresentar celulite! 

Infelizmente, celulite é considerada uma característica secundária do sexo feminino, atingindo cerca de 95% de nós.

*****

Chega por hoje! O que aprendemos?

- Celulite não é uma questão de obesidade;
- Celulite origina-se nas camadas profundas da pele;
- O problema está relacionado com má circulação local;
- Muitos fatores influenciam no seu aparecimento.

E, acima de tudo, quero instigar o pensamento sobre tratamento: "se o problema tem origem complexa, por que devo eu achar que ofertas de tratamento rápido, fácil e barato são eficazes?"

Um beijinho, até a próxima!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Banoffee Pie

Ois!!

Quanta saudade! :) Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo ótimo! Decidi testar uma receita da Dri Everywhere que estava mexendo com minhas emoções desde que a vi! É mais uma [receita] com banana, mas bem diferente (pelo menos pra mim e pro marido)!

A Dri (super íntima) explicou que essa torta é tradicional na Inglaterra (onde ela mora) e que esse nome vem da junção de banana + toffee (caramelo)! O Google disse que algumas versões incluem café ou chocolate e que o nome pode variar entre Banoffee, Banoffi ou Banoffy!

Antes de mostrar a receita, quero agradecer os votos pelos posts sobre celulite! Eles sairão, com certeza! Mas não dava pra deixar passar essa maravilha com bananas! Aliás, depois de ler sobre celulite, acho que não vamos mais querer saber de Banoffees!

Banoffee Pie

Ingredientes:

3 bananas médias (ou grandes, depende da forma que você vai usar) - eu usei 4 médias;
1 pacote (200 g) de bolacha Maizena, Maria, ao leite da vaquinha - eu usei 1 pacote e meio e pode ser light;
100 g de manteiga sem sal - eu usei com sal porque era o que eu tinha e pode ser light
1 lata de leite condensado - usei light;
4 claras
3 a 5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro - usei diet.

Preparo 

A parte mais demorada é a do leite condensado! Precisa cozinhar para que ele fique caramelado e você pode fazer isso numa panela comum por 2 horas e meia (segundo a Dri) ou numa panela de pressão, durante 25 - 30 minutos (segundo o Yahoo respostas)! Ou ainda, você pode comprar pronto, mas acho que não é tão legal fazer a receita e não fica tãããão bom!

Optei pela pressão e quase morri de medo. Não sei quem inventou isso, de cozinhar as coisas num tipo de panela que pode acabar explodindo! Mas como ultimamente meu lema tem sido "vou enfrentar [o que me dá medo] para não deixar de viver", encarei.


A água deve ser suficiente para cobrir a lata. Os 30 minutos você conta a partir do momento em que  a panela começar a chiar! (E depois, comece você a orar).

IMPORTANTE - a lata só poderá ser aberta após totalmente resfriada. Li por aí que o processo de resfriamento deve ser em ar ambiente. Foi o que fiz, mas não sei se tem essa necessidade toda!



Enquanto cozinha o leite condensado, você pode triturar as bolachas no liquidificador:



E depois, misturar à mão a manteiga, até formar uma farofa. A farofa precisa estar "moldável", então se você achar que precisa de mais manteiga, por favor, fique à vontade. Fica assim na forma:


Achei essa forma muito grande para a receita! Recomendo uma menor para poder usar a quantidade de ingredientes sem ter que aumentar biscoito, manteiga ou banana!

Cortei as bananas em rodelinhas e olha só essas duas:

Essa estava triste...

E essa estava feliz! :)

Com o leite condensado cozido e resfriado, misture-o às bananas e despeje na forma. Depois, bata as 4 claras em neve e acrescente o açúcar de confeiteiro (cerca de 3 a 5 colheres de sopa). Eu, pra variar, não tinha esse açúcar. Usei o diet culinário. Mas isso interfere na consistência das claras.

Coloque as claras batidas por cima de tudo e leve ao forno em 150° por 10 ou 15 minutos - apenas para dourar as claras!



Levei à geladeira e servi umas... 3 horas depois! Voilà!



Cheguei a comentar com as meninas no trabalho que tinha me frustrado com o "pouco gosto", devido aos ingredientes diets e lights. Mas isso é passado! Ao comer um outro pedaço hoje.. HUMMMMM!!! Ficou muito saboroso!!!

Aproveitem!

Beijos