terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Notícias com pipocas!

OOOOOOi!
Demorei pra voltar, né? Tem vezes que a gente fica sem assunto... ainda mais que meus dias estão mais limitadinhos. Não estou trabalhando, por conta de uma tendinite no ombro esquerdo. Do dia pra noite, apareceu uma dor intensa, esquisita e que me deixou sem conseguir "esticar" e levantar o braço. Por isso também não estou dirigindo (marido lindo me leva onde preciso ir) e, portanto, saio menos. Vejo menos coisas e pessoas, tenho menos idéias!
*************
Ai, ai. Mas tanta coisa acontecendo! Minha mãe fez uma nova cirurgia. Nova porque ano passado ela fez uma grande cirurgia. Colocou prótese no joelho direito, que acabou complicando e afetando seriamente o pé. Na última sexta, ela corrigiu o pé! Tá lá, de molhinho de novo! Meninas, ela gosta de visita! :)
Nesse tempo que não apareci aqui, fiz dois concursos. Na verdade, um foi antes do carnaval, mas esqueci de falar. Não fui bem nos dois! hehehehe Mas sem estudar direito (por estar tomada pela malandragem) não tem como ir bem!
***********
Andei lendo também! Sempre gostei muito, mas nunca mais tinha parado pra ler [um livro] de fato. Acho que a última vez tinha sido no aeroporto em SP [setembro, 2009]. Esses dias a fada da vontade de ler veio me visitar e eu tinha ali na estante A Cabana. Fiquei indecisa quanto ao que dizer sobre ele... Triste história, mas uma ótima elucidação sobre as formas que Deus encontra para curar a gente. Mas não consigo dizer que gostei! Ou que não gostei! Eu li :)
O próximo da lista é um review, na verdade: A Hora da Estrela [Lispector]. Li na época do vestibular (cof, cof, cof.. poeeeeeira!!) e gostei. Mas quero relembrar!
**********
Parei um pouco com as coisas da cozinha! Nas duas últimas semanas, fiz um strogonoff de carne (o melhor da minha vida) e repeti o macarrão com o molho de queijo. O molho era pra Mari, amiga fófis há mais de 27 anos, que veio dormir aqui comigo numa noite que o marido tava no plâncton! Melhor coisa do mundo é voltar a ter 13 anos e morrer de rir das nossas tragédias amorosas, das roupas que a gente usava e dos estrafegos mil!
A prima Marina, a amiga Mariana e eu! Dá pra ver por quê a gente riu tanto? **********
Pra encerrar o post, uma receita de pipoca doce! [Que foi um ato terrorista à minha querida panela! Bom, não sei se era a receita o problema ou eu mesma. Certa vez, amiga Si moreu de rir de mim quando consegui provocar insucesso num ovo "frito" no microondas]
Sou amante da pipoca doce e fui atrás de uma receita. Era assim: 5 colheres de óleo de cozinha, 5 colheres de milho para pipoca, 5 colheres de açúcar, 3 colheres de água e 1 colher de chocolate em pó. Todas colheres de sopa!
Misture tudo, mexa sempre devagar até começar a estourar os grãos. Tcharããããn! Todo mundo elogiando no site a receita. Mas a minha não deu certo. Queimou açúcar, queimou chocolate, queimou pipoca e queimou a infeliz da panela. Mãe, socorro!
**********

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Acabou o ziriguidum!

Oiiiiiiii!!
Desculpas a quem gosta do carnaval, mas eu estou feliz pelo fim do ziriguidum! Quase enlouqueci de dezembro até agora, pois moramos a alguns metros da quadra de uma escola de samba de Fpolis. A coisa se intensificou em janeiro e todos os dias, A PARTIR das 22:00 hs, praticamente na sala de casa, aconteciam os ensaios. Na semana passada quando me perguntavam de carnaval, meus olhos já se enchiam de lágrimas. Stress, minha gente. Stress.
****************************
Apesar de eu gostar muito de tudo quanto é brilho, a parte realmente boa desse fusuê todo são os dias que você tem de folga. Aproveitamos pra descansar, curtir os amigos e a família. A semana de trabalho fica mais curtinha e logo já vem o final de semana! Nós, por exemplo, recebemos amigos em casa, visitamos parentes, fomos a Balneário Camboriú e vamos encerrar com um aniversário. E o marido ainda trabalhou no meio disso tudo! E vocês? Que fizeram?
****************************** Pra "iniciar a semana", o post vem com uma receitinha suuuuper simples de um prato que você pode fazer com macarrão ou alguma outra massa. A receita do molho é da Elisa, uma das nossas visitas do feriadão! Fiz o molho esses dias [recebi a receita por email] e fica MUITO, MUITO bom! Ideal pra quem não quer passar trabalho após o feriado! Confiram: ******************************* Molho de Queijo Rápido Meio litro de leite 1 cubinho de caldo de galinha 1 pacote de queijo ralado Cream cheese à vontade ou outros queijos (não tinha, usei um pouco menos de meio copo de requeijão) 1 colher (sopa) de maizena para engrossar (nunca, nunca, nunca esqueçam de dissolvê-la antes) ** Dissolva o cubo de caldo de galinha no leite (com ele quentinho), coloque os queijos (pacote e/ou cream) e a maizena, deixe levantar fervura, desligue e sirva! Viu? Suuuper prático! ** Aí, montei um prato assim:
Cozinhei talharim para duas pessoas;
Num refratário, fiz em camadas: uma de talharim, uma de molho e cobri com queijo muzzarela em fatias. Em cima da muzzarela, pus mais um pacote de queijo ralado!
Levei ao forno pra gratinar e tava pronto! :D
*****************************
Beijinhos e ótima semana!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Communicare

Eu não sei, eu não sei.
Quando coloco algo na minha cabeça sobre o que escrever... isso fica me incomodando até eu finalmente redigir. De igual modo quando preciso falar. Foi assim com os pés do Acklei, foi assim desde o 1° post neste blog.
*********************
Portanto, preciso dizer-lhes que há dias quero escrever sobre os meus gatos, mesmo eu tendo um blog deles (http://nikkominnie.blogspot.com/) para isso. Mas não sobre [somente] eles em si. Queria conseguir explanar a comunicação, a interação de uma maneira cativante. Não pretendo que aqueles que não gostam dos foférrimos saiam apaixonados. Apenas que percebam que há muita peculiaridade nesses seres.
**********************
Nós, as loucas donas dos bichinhos, invadimos a blogsfera (**detesto** palavras assim) falando do dia-a-dia, das doidices e dos mais diversos acontecimentos relacionados a eles. Se quiser conferir, vai lá no Google e procura por blogs de gatos. Todo mundo fala a mesma coisa, praticamente. Que são lindos, especiais e cheios de charme. Somos mães orgulhosas! Mas se você parar 5 minutos na rua e entrevistar 10 pessoas sobre o assunto, metade delas vão dizer que não gostam dos missis porque são traiçoeiros. Humpf. Você [que assim pensa] já conviveu com gatos?
*************************
Deixando toda essa minha tendência pró-gatos de lado, venho falar do que mais me intriga nos nossos animaizinhos de estimação (tá valendo cachorros, coelhos, pássaros, ratinhos, entre outros): a comunicação, a linguagem, o entendimento. Fui ler a respeito dos conceitos de linguagem e comunicação e, evidentemente, a única coisa que nos diferencia deles no quesito comunicabilidade é a articulação de palavras, a fonação de um sistema linguístico - por "culpa" de um cérebro mais complexo.
*************************
Sim, sei que é óbvio. Mas se você ler a respeito, vai perceber que a forma com que os animais interagem conosco não é considerada uma linguagem. E isso, só porque não adotaram um sistema de símbolos. Pra mim não faz sentido.
**************************
Aqui em casa, por exemplo... Eu e o marido sabemos quando o miado é referente à fome, manha, incômodo, medo ou DESEJO por alguma coisa (ontem Nikko desejava uma barata que estava na sacada. Aliás, baratas no 3° andar?). Ou seja, o tom do som é diferente, a duração do som emitido é diferente, a intensidade também é diferente em cada caso. Pra mim, caracteriza linguagem.
Mas também não é preciso miar. Basta observar a postura corporal de cada um. Diariamente sou convidada a tirar uma soneca com eles. Se eu estiver na sala, normalmente Nikko para sentadinho na minha frente e me encara. E tem a maior cara de sono do mundo. Pergunto: "Você quer dormir, amor"? Ele responde miando manhoso, ou rolando no chão, ou caminhando em direção ao quarto. Vou deitar (hehehehe) e em 30 segundos tenho dois gatos enrolados em mim.
That´s communication, baby!
***************************
Li, também, que para haver comunicação entre dois comunicadores não é necessário haver palavras. Bastam gestos que se compreendam, ou até mesmo, olhares. Disso a gente sabe bem! E se aplica aos fofos, acredite. Marido às vezes, quando precisa dar bronca neles, em especial na Minnie (meliantezinha), não fala nada. Só olha feio. "Entendi, papai"! A resposta vem em forma de recuo ao que estavam fazendo de errado. L.I.N.G.U.A.G.E.M
****************************
E assim se constrói laços. E assim se educa. E assim se compreende melhor a dona natureza. Imagina quando tiver um bebê humano nessa casa!
****************************
Beijinhos!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aqueles pés

Hoje não teremos receitas. E também não teremos coisas engraçadinhas.
Já passa de meia-noite, mas como ainda não dormi, pra mim continua sendo segunda-feira. E nesta segunda-feira, eu queria falar do coração.. do coração para os corações :)
*********************
Vinha fazendo um calor avassalador em SC. Ainda bem que Deus ouviu o Puchalski [nosso moço do tempo] e desligou o forno hoje.
Mas ainda ontem, as temperaturas estavam na casa dos 35 a 40°C e mesmo com o cair da noite, era impossível não sentir-se uma tortinha de maçã recém assada (blog tendencioso à comida).
********************
Imaginem vocês um ginásio esportivo, feito de tijolinhos "à vista" e um telhado de zinco, com nenhuma abertura grande, a não ser uma porta. Porta lateral. E que esteve sob sol forte de verão o dia inteiro. Pois bem, era ali que marido e eu estávamos à noite.
*********************
Estávamos ali porque fora iniciada uma igreja (que em breve estará de mudança para o seu espaço adequado), igreja a qual estamos frequentando.
O pastor falava dos gigantes que temos que enfrentar dia após dia, sejam eles medo, angústia, dificuldades mil e usava de exemplo o texto de Davi e Golias (o baixinho que derrotou o gigante com confiança em Deus e uma funda (bodoque, para alguns).
***********************
Peço desculpas agora ao pastor, porque eu dei uma viajada no meio da palavra. Eu olhei pro lado e me peguei prestando atenção numa coisa: o pé do meu marido.
Vocês que me lêem e que conhecem o meu marido, vão até fazer uma relação com o gigante. Mas aquele gigante era malvado. Então, não serve de exemplo pra minha história.
************************
Bom, nunca gostei de pés. Na verdade, nunca gostei de encostar, tocar ou segurar nenhum pé que não fosse de bebês (dos que não andam, for sure), de gatos ou de cachorros. E aí eu me formei em fisioterapia e fui trabalhar num posto de saúde. Nunca vi lugar pra tanto pé! Pé quebrado, contundido, sofrendo de esporão de calcâneo, tendinite, fasciíte.. Pé bonito, pé feio, sujo, limpo.. E hoje já me acostumei com os pés alheios.
Por causa dessa "coisa" com pés, sempre que conheço alguém, mais cedo ou mais tarde arrumo um jeitinho de olhar pro pé. Não pra ver o sapato, mas pra simplesmente ver o pé. Se é grande, pequeno, bonitinho, feio, largo, gordinho, magrelo ou chato. Sei lá, coisa de gente que tem cisma com pés.
***************************
Conheci o marido... um tempo depois, os pés. Que pés! Grandes, largos, "ossudos", fortes. Dedos compridos, mas regulares. Unhas ligeiramente pequenas (no seu formato) e asseadas. Pés bonitos.
Parece que os pés dele falam comigo. Sempre me dizem o quão forte (emocional ou espiritualmente) o marido é. O quão batalhador e abençoado ele é. Os caminhos sempre percorridos com verdade, honestidade. Lâmpadas para os pés e luz para os caminhos dos outros [inclusive para os meus]. Pés que falam de alguém que é grande, de tamanho e de coração. Pés que já sofreram bastante. Pés que vão trilhar muitas coisas ainda. Pés que me fazem feliz!
*****************************
Ontem, no culto, quando viajei... eu agradeci por aqueles pés! E esqueci-me do calor.
*****************************

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

HumMmMm

Oi gente, tudo certo?
Ontem não passei por aqui pra atualizar... desculpa! Tô chatinha com um resfriado que veio me visitar e pra ajudar, ontem minha faxi não veio! Tive que limpar a casa, pra enganar até semana que vem. Banheiros e área dos pipicos, principalmente, precisam de atenção especial!
*******************
O post, de agora em diante, é todo do marido. Ele faz cada coisa maaaara (eu ainda ando no módulo básico da cozinha, mas ele.. faz umas delícias a mais)! Preparou algo que nós gostamos muito! Beijinho!
*******************
Olá! Estou aqui invadindo esse espaço feminino por um único motivo: eu preciso participar!!! Quem disse que só mulher pode escrever sobre o dia a dia de vocês? Homens também gostam de fofocas, receitas, dicas e coisas afins. Mas a gente adora fazer de conta que não e principalmente, adoramos fazer cara de quem sabe tudo!
*******************
Homem também entende de cozinha!! Pra mostrar que sim, deixo uma receita deliciosa (na verdade ela é uma coletânea de várias receitas e eu coloquei o que acho mais gostoso) de Ribs on the Barbe! É aquela costelinha de porco com molho barbecue que fazem no Outback e que é o fim do mundo em um prato! :)
********************
Mas antes como sugestão, aconselho fazer um dia em casa, pra família mesmo, antes de nos convidar pra jantar! O molho barbecue é chatinho de acertar um ponto bom. Aí vai, peguem seus caderninhos e anotem! :)
********************
Para a carne:
1- 1 kg de costelinha de porco (peçam a parte do meio da costela, que os açougueiros chamam de baby ribs ou ripas. A parte das pontas da costela, com cartilagem, não fica bom)!
2- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3- Sal a gosto
4- Pimenta do Reino a gosto
*********************
Para o molho:
1- 1/2 xícara de açúcar mascavo
2- 1/2 xícara de vinagre branco
3- 1/2 cebola picada
4- 2 xícaras de ketchup
5- 1/2 xícara de água
6- 2 colheres de sopa de molho inglês
7- sal e pimenta a gosto
***************************
Preparo do molho:
1- Refogue a cebola com um pouco de óleo, adicione o vinagre e o açúcar, até que este se dissolva.
2- Adicione o ketchup, o molho inglês, sal, pimenta e a água. Deixe ferver até engrossar.
3- Para dar um gosto mais característico, você pode acrescentar molho barbecue pronto comprado em supermercado. Mas não use só esse, que o gosto não fica muito bom!
****************************
Preparo da carne:
1- Cozinhe a costelinha em água com sal até que a carne fique clara, porém não muito mole.
2- Disponha-a em uma assadeira com os ossos para baixo e tempere com sal e pimenta (não muito, pois no molho também vai sal e pimenta) e regue com azeite de oliva.
3- Cubra com papel alumínio.
4- Asse por 40 minutos, com forno a 200 graus.
5- Após 40 minutos, passe um pouco de molho sobre as costelinhas.
6- Asse por mais 20 minutos e vire-as. Passe mais uma vez o molho e deixe por mais 10 minutos.
7- Retire do forno e sirva com o restante do molho!
E não esqueçam de nos convidar! :)
*************************
Para acompanhamento, servimos purê de batatas. Mas pode deixar a criatividade solta! Arroz, salada, fritas! Muita coisa fica bem! Espero que tenham gostado!
*************************

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Início de semana

Oiiiii!
Como foram de final de semana? O nosso foi bem agitadinho! Aniversário, finde em Balneário Camboriú, com bastante passeios (né amor?) e um convite pra passar um lindo fim de tarde em Jurerê Internacional. Mas não demos conta de tudo! Voltamos de BC já passava de 20:00 h.
*********************
Prestei bastante atenção em todos os detalhes, procurando algo especial pra pôr aqui. Mas esses últimos 2 dias foram tão tranquilos, longe de stress (quer dizer, me estressei com baratas, mas essas não são dignas de um post) e de vida bem fácil (tirando, também, uma longa caminhada sob o sol quente), que a inspiração pra escrever hoje vem da semana passada.
**********************
Gente, os 30 estão aí. Ou aqui. Aí pra vocês ou aqui pra mim, tanto faz. Ninguém escapa dessa data tão.. tão.. determinante! Umas já passaram e vão me entender bem. Outras estão caminhando comigo e se prestarem atenção, vão ver que "está próximo", tal qual o fim [do mundo]. Sexta-feira, dia 29/01/10, durante o atendimento de uma paciente, algo acontece. A senhora estava recebendo massagem da minha pessoa (a fisioterapia tem milhares de recursos disponíveis, mas às vezes o que ajuda muito mais o paciente é uma boa massagem) e eis que eu sinto algo balançar sob o meu jaleco.
**********************
Era o meu tríceps! Ele mesmo, "o músculo do tchau"! Parei tudo, desacreditada. Não emagreci repentinamente, não tenho sobrepeso... e no entanto, meu tríceps balança, quase num flamular. Bandeiras flamulam. Tríceps, normalmente, não.
*********************
Então meninas, a dica do dia, talvez do mês ou do ano, é: façam alguma coisa pelo seu tríceps! Academia, exercícios em casa, cremes que combatam a flacidez (de pele.. porque músculo, só marombando mesmo), procurem um fisioterapeuta que trabalhe com dermato-funcional ("estética"), sei lá! Mas não deixem ele ficar ali se mostrando, exibido a cada tchauzinho, pulo ou afins. Abaixo tem uma imagem de como exercitar o tríceps em casa, mas prefiro não ficar falando muito, afinal, atividade física precisa ser muito bem orientada. Não quero que ninguém se mate sozinha!
*********************
***********************
Quero deixar um beijinho especial pra minha amiga linda Simone, que me ligou hoje e me proporcionou uma hora de "fofocas em dia"! Ela disse que ta acompanhando o blog e dando algumas risadas! Amiga, se tiver contribuições, fique à vontade! A campeã de histórias é vc!
************************
Um beijo e uma ótima semana pra todo mundo! Enquanto isso, dá-lhe tchauzinho de miss!